quarta-feira, dezembro 12, 2007

Qual a importância da filosofia no ensino médio?

O ensino de filosofia para jovens na escola justifica-se se esse for o ensino de criação de conceitos que dêem conta de seus problemas. Não há cisão entre filosofia e filosofar. O ensino de filosofia deve ser a produção de filosofia, como o fazem os filósofos, portanto o professor de filosofia deve ser filósofo. O ensino da disciplina filosófica no pensamento leva à criação de parâmetros filosóficos para o jovem criar a si, e ao mundo, de forma original e autônoma, isto é ensina a pensar. Proibida nos anos 60, para segurar a classe estudantil, a filosofia retorna como um presente, para nossa atual e despreparada juventude (do Autor deste blog). O filósofo tem a função de desasnar a plebe” (nas palavras de Eloésio Paulo – Poeta e professor da Unifal).

"Não vês que os erros do proceder resultam, também, dessa espécie de ignorância que consiste em crer que se sabe o que não se sabe?" (Sócrates).

Reflexão

"Você perde 100% das coisas que não tenta" - você perde 100% das tentativas que nunca faz. (Wayne Gretzky).

Pensamento

O pensamento é a nossa capacidade criativa em ação. Em qualquer tempo, é muito importante não nos esquecermos disso.

A idéia forma a condição; a condição produz o efeito; o efeito cria o destino.
A sua vida será sempre o que você esteja mentalizando constantemente. Em razão disso, qualquer mudança real em seus caminhos, virá unicamente da mudança de seus pensamentos.

Imagine a sua existência como deseja deva ser e, trabalhando nessa linha de idéias, observará que o tempo lhe trará as realizações esperadas.

As leis do destino carregarão de volta a você tudo aquilo que você pense.
Nesta verdade, encontramos tudo o que se relacione conosco, tanto no que se refere ao bem quanto ao mal.

Observe e verificará que você mesmo atraiu para o seu campo de influência tudo o que você possui, e tudo aquilo que faz parte do seu dia-a-dia. Deus é Amor e não pune criatura alguma.A própria criatura é que se culpa e se corrige, ante os falsos conceitos que alimente com relação a Deus - MarceloSan.

Semeadura

Quem planta árvores, colhe alimento. Quem planta flores, colhe perfume. Quem semeia trigo, colhe pão. Quem planta amor, colhe amizade. Quem semeia alegria, colhe felicidade. Quem planta a vida, colhe milagres. Quem semeia verdade, colhe a confiança. Quem semeia fé, colhe a certeza. Quem semeia carinho, colhe gratidão.

No entanto, há quem prefira semear tristeza e colher amargura. Plantar discórdia e colher solidão. Semear vento e colher tempestade. Plantar ira e colher inimizade... Plantar injustiça e colher abandono.

Somos semeadores conscientes, espalhamos diariamente, milhões de sementes ao nosso redor. Que possamos escolher sempre as melhores, para que, ao recebermos a dádiva da colheita farta, tenhamos apenas motivos para agradecer.

O poder da Vírgula

Veja o que uma simples vírgula pode fazer:

"Se o homem soubesse o valor que tem a mulher,
ficaria de joelhos à sua frente."

"Se o homem soubesse o valor que tem,
a mulher ficaria de joelhos à sua frente."

Dez Coisas que Levei Anos Para Aprender

1. Uma pessoa que é boa com você, mas grosseira com o garçom, não pode ser uma boa pessoa.
2. As pessoas que querem compartilhar as visões religiosas delas com você, quase nunca querem que você compartilhe as suas com elas.

3. Ninguém liga se você não sabe dançar. Levante e dance.

4. A força mais destrutiva do universo é a fofoca.

5. Não confunda nunca, sua carreira com sua vida.

6. Jamais, sob quaisquer circunstâncias, tome um remédio para dormir e um laxante na mesma noite.

7. Se você tivesse que identificar, em uma palavra, a razão pela qual a raça humana ainda não atingiu (e nunca atingirá) todo o seu potencial, essa palavra seria "reuniões".

8. Há uma linha muito tênue entre "hobby" e "doença mental".

9. Seus amigos de verdade amam você de qualquer jeito.

10. Nunca tenha medo de tentar algo novo. Lembre-se de que um amador solitário construiu a Arca. Um grande grupo de profissionais construiu o Titanic.


Quero, um dia, poder dizer às pessoas que nada foi em vão... que o AMOR existe, que vale a pena se doar às amizades a às pessoas, que a vida é bela sim, e que eu sempre dei o melhor de mim... e que valeu a pena!


Luís Fernando Veríssimo

Como tratar pessoas grossas...

Para todos os que têm de tratar com clientes irritantes, ou com pessoas que se acham superiores aos outros, aprenda com a funcionária da GOL. Destrua um ignorante sendo original, como ela foi. Uma funcionária da GOL, no aeroporto de Congonhas, São Paulo, deveria ganhar um prêmio por ter sido esperta, divertida e ter atingido seu objetivo, quando teve que lidar com um passageiro que, provavelmente, merecia voar junto com a bagagem... Um vôo lotado da GOL foi cancelado. Uma única funcionária atendia e tentava resolver o problema de uma longa fila de passageiros. De repente, um passageiro irritado cortou toda a fila até o balcão, atirou bilhete e disse:

- Eu tenho que estar neste vôo, e tem que ser na primeira classe!

A funcionária respondeu:

- O senhor desculpe, terei todo o prazer em ajudar, mas tenho que atender estas pessoas primeiro, já que elas também estão aguardando pacientemente na fila. Quando chegar a sua vez, farei tudo para poder satisfazê-lo.

O passageiro ficou irredutível e disse, bastante alto para que todos na fila ouvissem:

-Você faz alguma idéia de quem eu sou ? (O famoso "sabe com quem está falando..." rsrsrsr)

Sem hesitar, a funcionária sorriu, pediu um instante e pegou no microfone anunciando:

-Posso ter um minuto da atenção dos senhores, por favor? (a voz ecoou por todo o terminal). E continuou: - Nós temos aqui no balcão um passageiro que não sabe quem é e deve estar perdido. Se alguém é responsável pelo mesmo, ou é parente, ou então puder ajudá-lo a descobrir a sua identidade, favor comparecer aqui no balcão da GOL. Obrigada.

Com as pessoas atrás dele gargalhando histericamente, o homem olhou furiosamente para a funcionária, rangeu os dentes e disse, gritando:

-Eu vou te fuder! Sem recuar.

Ela sorriu e disse:

-Desculpe, meu senhor, mas mesmo para isso, o senhor vai ter que esperar na fila...

Dicionário de Carioquês

- 1. Advérbio de lugar ("A parada está por aê). 2. Vocativo genérico ("Aê, tu viu a parada?). 3. [pô ] Partícula composta iniciadora de frase ("Pô aê, sei lá, bro").
Arroz - (do fenício) aquele que só acompanha. Sujeito que vive rodeado de mulheres, tem muitas amigas, é doido pra ficar com todas e não pega uma sequer. Sin. Arame-liso (cerca mas não machuca); mestre-sala (dança em volta, apresenta pra todo mundo mas não encosta e não deixa ninguém encostar); Mosca de padaria (tá sempre sobrevoando a guloseima e tomando tapa)
Bagaray - [adv.] v. Pacaraio.
Boiola - [adj.] Homossexual masculino; gay; bicha; baitôla, viadinho.
Bolado - adj. Condição de incompreensão momentânea ou preocupação em qualquer nível.
Bonde - 1. Ônibus, 2. Galera, turma.
Bucha - Indivíduo com marra de malandro mas que não passa de um tremendo prego; nas antigas era chamado de malandro coca-cola (só dar um sacode que ele perde o gás).
Cabaço - Sujeito trapalhão ("Tu viu que merda? Esse cara é mó cabação!")
Caralho - 1. Interjeição ("Caralho!"), 2. [pa-] Advérbio de intensidade ("Em São Leopoldo estava frio pacaraio.").
Chabí - 1. [ttk] v. boiola
Chatuba - Ato de esculhambar, avacalhar e perder a linha da forma mais sacana possível ("Eu vou chatubar nesse Enecom!").
Coé - Aglutinação de qual é ("Coé, sangue?").
Conto - Unidade monetária sem plural ("Essa parada custa 10 conto").
Filé - 1. Mulher muito atraente, com um shape invejável, 2. Fisioterapeuta do Romário e do Ronaldinho.
Filhadaputa - 1. Interjeição genérica de descontentamento. Pode ser usada após qualquer acontecimento desagradável ou inesperado, 2. Adjetivo utitizado para humilhar, xingar, ofender aqueles que merecem. Ver fura-olho e juiz de futebol.
Foda - 1. Qualificação indicativa de dificuldade ("Aquela parada é foda!"), 2. Qualificação positiva indicando algo muito bom ("Aquela parada é foda!"), 3. Qualificação que indica algo impressionante ("Aquela parada é foda!").
Fura-olho - [adj.] Fala-se do indivíduo que, incapaz de conseguir realizar o coito, vive de impedir o sucesso alheio. Ver filhodaputa.
Goiaba - [adj.] Diz-se do indivíduo distraído, aéreo, que viaja sozinho, em goiabices. Goiabar - [verb. int.] Ato ou ação de estar goiaba ("Estava lá sentado, olhando para o céu, goiabando").
Irado - 1. Qualificação positiva relacionada a um fato, ocorrência ou objeto ("O Enecom na Unisinos foi irado!").
Lance - 1. V. parada, 2. Substância líquida usada como entorpecente, exclusive bebida alcoólica.
Maluco - Cara; sujeito; indivíduo ("Eu não conheço aquele maluco"; "Estava com uns malucos da faculdade").
Mané - Otário; vacilão; prego; sujeito que pisa na bola.
Massa - Macarrão e similares. Não confundir com "maneiro", paulista mané!
Maneiro - Show de bola; maneiríssimo; paulista mané gosta de chamar de massa".
Mel - 1. Bebida alcoólica artesanal fabricada com cachaça e mel; melzinho, 2.[Ter mel] Qualidade de atrair a atenção sentimental e/ou hormonal de fêmeas ("Aquele maluco tem mel"); v. pica-doce, 3. [malandrês] Sangue ("Levou um soco nos córneos e começou a escorrer mel do nariz").
Mermão (masculino) - 1. Aglutinação de meu irmão ("Aí, mermão, que parada é essa?")
- Aglutinação de maior ("Ih, coé? Mó! otário. Aê!").
Na mão do palhaço - [Termo composto] Diz-se da condição das pessoas entorpecidas, não importa com qual substâncias ("Virou dez copos de pinga e agora está na mão do palhaço").
Parada - Substantivo genérico ("Que parada é essa?", "Esqueci aquela parada em casa", "Preciso fazer uma parada").
Paraíba - Indivíduo nascido ou residente acima do paralelo que passa por Copacabana.
Peidão - Covarde, frouxo, borra-botas.
Péla-saco - 1. Pessoa chata; piegas, 2. Puxa-saco; baba-ovo; rabiola, 3. V. arroz.
Perdeu a linha - [Termo composto] Fala-se do indivíduo que cometeu um ato inconseqüente/insensato ("Perdeu a linha e virou seis doses de tequila em meia hora" "Perdeu a linha e foi o centro das atenções na festa da empresa").
Pica-doce - [sin. Doce, pikachu] - 1. Cara pegador, 2. Sujeito pra quem muitas mulheres dão mole, 3. Cara que arranja mulher sem tomar uma atitude.
Pipoqueiro - Qualidade aplicada ao indivíduo que costuma pipocar, v. peidão.
Popozuda - [adj.] Expressão dos morros cariocas que contaminou o país. Fala-se da mulher que possui uma região glútea avantajada ou excessivamente acolchoada.
Porra - 1. Interjeição ("Porra!"), 2. Advérbio de intensidade ("Em São Leopoldo estava um frio da porra!"). 3. Substantivo indefinido ("Que porra é essa?"), 4. [sa] Pronome pessoal da 3ª pessoa do singular ("Ele fica me arrozando...ah, não aguento mais saporra!) Em biologia, saporra é a mulher do sapo.
Porrada - 1. Coletivo genérico (multidão - uma porrada de gente; matilha - uma porrada de cachorros), 2. Sin. pacaraio.
Prego - [adj.] v. mané.
Puto - 1. [adj.] qualifica um sujeito extremamente vacilão, 2. Unidade monetária ("Só eu que não ganho um puto").
Sacode - 1. Ato caracterizado por várias pessoas se juntando para encher de porrada uma única.
Sangue - Redução de sangue-bom; pessoa legal; gente boa; agradável; maneira. Tchola (tchôla) v. boiola; baitola.
Tu - Terceira pessoa do singular dos pronomes pessoais do caso reto ("Tu viu", "Tu faz", "Tu é").
Zero-bala - Renovado; pronto pra outra ("Tava de porre ontem, mas agora estou zero-bala.").