terça-feira, maio 26, 2009

Darwin 200 anos


Darwin, 200 anos
Assim como Newton e Einstein, Darwin foi o "único ser humano a perceber" e afirmar suas teorias. São os unicos que até hoje ainda não são bem compreendidos nem por mostrar e demonstar de forma rificulamente pratica, que as coisas tem uma forma de acontecer e acontecem.

Estava devendo aqui alguns comentários sobre a Teoria da Evolução de Darwin. Vale a pena começar com as falácias dos criacionistas, dizendo que a Evolução "não explica tudo" e é "incompleta e não conclusiva". O que é um total e completo absurdo, pois a ciência está, ela própria, evoluindo. O conhecimento é um edifício sempre em construção. Descobrimos fatos novos a cada dia, que se agregam ao que já sabíamos.

Por isso a ciência é nosso melhor instrumento para desvendar os mistérios do Universo que nos cerca. Sem a ciência e o conhecimento, ficaremos a mercê da superstição e da ignorância, e dos elementos mais fascistas com que, infelizmente, somos obrigados a conviver em nossa sociedade.

Já dizia o saudoso Carl Sagan, a ciência é como uma vela na escuridão das trevas da ignorância. E de fato existe gente que preferiria que todos fossem ignorantes, a fim de que fôssemos manipulados e controlados.

Os criacionistas, em sua interpretação falsa, literal e obscurantista da Bíblia, querem nos convencer de que o mundo existe a apenas seis mil anos, tendo sido criado por Deus exatamente da forma como está descrito na Bíblia. Uma interpretação fundamentalista que foi, inclusive, rejeitada pelo próprio Vaticano!

Os criacionistas, com o absurdo de ensinar o que não passa de uma crendice e promoção da ignorância em aulas de ciência, ao lado da Evolução (quando não a suprimem), pretendem até mesmo negar fatos incontestáveis, apoiados por descobertas de disciplinas tais como astronomia, astrofísica, geologia, arqueologia, paleontologia...

Para eles, tudo tem que ser imutável. Bem, sinto decepcioná-los (não, na verdade não sinto nem um pouco!), mas não é assim que a cultura, o conhecimento e a ciência funcionam. Ainda bem!

Aulas de ciência são para apresentar fatos científicos, e a Evolução é um fato inegável. Alegar que ensinar o criacionismo é "ser democrático" é uma grotesca distorção de quem não tem o mínimo respeito democrático, por visões que não coincidam perfeitamente com as suas.

É como se quisessem revogar a cultura, o conhecimento e a ciência. Daqui a pouco vão dizer que é blasfemo dizer que é a Terra que gira em torno do Sol!

Até na ficção Cientifica abrimos nossas mentes e nos tornamos antenados com a evoluçao, que a partir de filmes como Evolução e Missão Marte, tivemos aulas práticas, de forma simples e elegante, sobre os principais conceitos da Evolução.

Fico aqui pensando no dia em que for feito contato com civilizações extraterrestres, ou com mensagens de rádio, ou até com sua chegada em belas naves estelares a nosso pequeno planeta azul. Ou até mesmo quando for anunciada a descoberta de micróbios alienígenas, em Marte ou na sua lua, Europa, ou outro mundo de nosso Sistema Solar. O que os criacionistas irão alegar, já que aparentemente a Bíblia não fala de extraterrestres? Pelo menos de forma direta...

"MarceloSan" - Marcelo Guimarães dos Santos - É Gestor de negócios e empreendedorismo, desenvolvimento de Plano de Negócios, Marketing, Webdesign, Editoria de livros, Criação CD/DVD, treinamento e PNL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.