terça-feira, maio 26, 2009

Sentimento, pensamento, Comportamento

Diz o Dr. Lair Ribeiro que o sentimento, gera um pensamento, que produz um comportamento. E por esta causa, qualquer pensamento, bom ou mal, pode produzir um comportamento, bom ou mal.

Isso só será muito bom ou muito mal, dependendo da continuidade deste sentimento, que causa o pensamento, produzindo o comportamento.

Sua repetição pode "fazer parecer" que uma coisa seja uma verdade, ou não, isto é, mesmo que ela não seja.
É comum ouvirmos falarem "de que uma mentira repetida vire verdade". Mas somente se ninguém duvidar da mentira repetida...

Eu ainda prefiro pecar por excesso. No caso excesso de zêlo. E dar o feedback correto.
Pelo menos todos sabem que se trata de alguém equivocado, mas interessado em acertar. Já que não sou político. Só bem intencionado.

Não precisa ser político para perceber, que muito que possuímos, em nossas qualidades ou limitações, só podem ser avaliadas pelo cômputo geral - o histórico da obra toda

Muitos opositores políticos sabem que disputam, entre si, numa área, mas que alguém pode, e deve ser respeitado pela sua "postura de ser". Uma pessoa tem de ter uma postura tal, que todos saibam com quem fala e do que ela é capaz ou não. Isso com o tempo (em que a pessoa demonstra a sua postura) só tende a aumentar o seu prestígio. Mas conhecemos, que vivemos em um ambiente competitivo e vivemos colocando toda a nossa psique em combate. Somos assediados, assuntados, por milhares de pessoas todos os dias, e isto sem falar do lado psíquico da coisa. Vivemos absorvendo coisas dos outros também. Roubando até...

A sua mediunidade, embora não tenha percebido, absorve as emoções e os pensamentos, que não são os seus, da mesma forma que você absorve as idéias e o conteúdo intelectual, das pessoas ao seu redor. Conheço muitas pessoas assim.

Por esta razão ouvimos de qualquer pessoa, expressar que gostam mais de um ou de outro, pelo fato de que estar na presença destas pessoas afine a cultura da própria.

Esta mediunidade funciona como o “mimetismo” das plantas e do “camaleão”. Mas não é permanente. Quando a pessoa que está "doando conteúdo" sai de perto, a outra volta a estaca zero: emburrece!
Será necessário que esta pessoa faça anotações, enquanto se sente tão destemida. Para que, quando o epicentro se for, esta possa incorporar alguma coisa em sua vida neste processo.

Mas isto é uma faca de dois gumes. Da mesma forma que caçamos conhecimento, caçamos emoção. E como o ser humano é um caleidoscópio delas, deve absorver o que também não é bom (e achar que é). Junto podem vir conceitos errados que terminam em preconceito (pré-conceito). Vemos isto o tempo todo.
Pessoas com alta erudição, mas de cultura mediana, não absorvem o importante, com o possível domínio desta capacidade de absorção. Nada nos é dado por acaso, de graça, tem uma função no universo. E esta cultura é busca pessoal. A erudição é só um absorver de posturas e de pessoas. Um vampirismo eclético ou não autorizado...

As vezes me sinto o "Pai Tomás" de todos, quando identifico a questão e tenho autonomia e liberdade para acessar a pessoas sobre algum assunto, como um tutor em uma creche. Na verdade pelo fato de possuir mais idade, me confere, a postura da equidade e da reflexão ao mesmo tempo que da diplomacia.

Chico Xavier já nos disse para confiarmos e seguirmos em frente, sempre, de espírito aberto e consciente. Li num livro que certas pessoas dão mais valor as coisas quando a perdem. Tento ver as pessoas, com os olhos da resiliência. Ninguém é obrigado a saber sobre o que está acontecendo. Mesmo que, possivelmente, não tenham o direito de opinar erradamente a respeito.
Acho que devem ter a chance de chegarem ao conhecimento correto, ou mesmo que isso desponte sentimentos e pensamentos que geram um comportamento errado e apressado sobre as coisas.

Muito que absorvemos vem do grupo e muitas coisas que refletimos é o que estamos atraindo para nós, no que tiramos e o que fomos obrigados a doar de nosso comteúdo psiquico, nesta senha social de troca psíquica.
Creio que devemos analisar melhor a questão, pois existem "concurseiros profissionais" que sequer passam nas provas de um concurso, dando a vaga aqueles que se utilizaram do cabedal do conhecimento de toda uma sala de "concurseiros", para depois serem funcionários de segunda categoria (em conheciamentos reais) em um cargo de alto salário...
Rui Barbosa já dizia:
-"Há tantos burros mandando em homens de inteligência, que, às vezes, fico pensando que a burrice é uma ciência".
Ele não conhecia esta minha nova forma de ver a questão...
Que o percebam Andragogos e Pedagogos, quando colocarem de lado os ilustres mestres falecidos, para ouvirem as novidadades dos vivos, muito vivos e pertinentes.
MarceloSan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.